Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de março de 2010

A Vida É Dura

Um era tido intelectual -- felizmente, por meia dúzia de três ou quatro. O outro era tido radical a favor de pobres e trabalhadores -- por muito mais gente, infelizmente. Um é carioca -- na verdade, guanabarino. O outro é pernambucano. Os dois " fizeram a Vida" em São Paulo. Um é ex-professor. O outro é ex-operário. Os dois " viraram" profissionais da política -- profissão que dá aposentadoria depois de dois mandatos -- ou oito anos. Os dois ficaram presidente por dois mandatos -- e "enchem a boca" para falar que são democratas. Um é fundador do PSDB -- partido dito da "social democracia" brasileira. O outro é fundador do PT -- partido dos Trabalhadores. dito e temido por "socialista".

Verdade que ex-professor e ex-operário não mandaram nem prender nem bater -- pelo menos que a gente saiba. Verdade que ex-professor e ex-operário " subiram nas tamancas" e "rodaram a baiana" diante de notícias que lhes foram desagradáveis. Mas -- pelo menos que a gente saiba -- mantiveram-se os dois, ex-professor e ex-operário, no limite da "irresponsabilidade'. Na linguagem do ex-operário, "nunca antes na história deste país um governo formou , e colocou na "praça, tantos e variados "banqueiros" como o governo do ex-professor. Na linguagem do ex-professor, o governo do operário tomou de assalto a República com o exército de sindicalistas. Os dois fatos são resultantes da prática da democracia -- sabem ex-professor, ex-operário e "as gentes que não são acríticas nem vivem nas bolsas de um nem nas terceirizações opacas das ongs do outro.

Mas o que tem de "democrático" governar por medida provisória que não passa "nadica de nadica" de decreto-Lei? Pois foi o que mais fizeram o ex-professor e o ex-operário hoje profissionais da política -- profissão que dá aposentadoria depois de dois mandatos -- ou oito anos.

Se isto é Democracia -- e se assim é se lhe parece -- eu prefiro a minha à milanesa. E, por favor, bem sequinha.

Saudações guanabarinas e rubro-negras...

4 comentários:

  1. mas com um congresso desses, medida provisória sai bem mais em conta...
    bjs e parabéns !!! desencantou, hein !
    sucesso !
    Leda

    ResponderExcluir
  2. Grande José Paulino!
    Finalmente você pariu o blog. Parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa abordagem... parabens.. continue...

    ResponderExcluir
  4. O duro é realizar a idéia que este "bife à milanesa" foi o melhor que nossa civilização brasileira conseguiu parir, até agora, socialmente falando. QUÃO DISTANTE ESTAMOS, ZÉ SOARES? QUÃO?
    MANDA BALA, VÉIO!

    ResponderExcluir